• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Antes de construir a sua horta, dê uma olhadela por estas 12 ideias, tome-as como um todo, certamente ajudaram a tomar as opções certas e aumentam o sucesso do seu espaço.

1. Evite sombreamentos

As culturas precisam de luz para produzir, evite as árvores no meio da sua horta para alem de fazerem sombra, só atrapalham os trabalhos…acredite.

2. Evite canteiros muito largos.

Quando queremos manter o canteiro sem infestantes, os largos, não são nada práticos…torna-se difícil o acesso a toda a largura do canteiro. Na minha opinião 1 metro é suficiente…com duas linhas de legumes.

3. Evite caminhos estreitos.

Nem estreitos, nem muito largos…Seja assertivo. Tem um pequeno tractor? Então precisa de caminhos mais largos. Para quem não tem… eu…entre canteiros, costumo utilizar os 50 cm (suficiente para um carro de mão).

4. Conheça o que vai produzir.

Estude e conheça o que vai produzir…Se tiver possibilidade compre livros sobre as culturas e tome particular atenção não só problemas fitosanitários mais  frequentes mas também aos cuidados especiais da cultura. Não esqueça o Google, por vezes ele é o nosso melhor amigo…

5. Escalonar a maturação.

Sabia que pode ter fruta durante todo o ano?

Aproveitando a diversidade da estação e dentro de cada cultura existem as cultivares ou variedades que têm períodos de maturação diferentes, escolha 2 ou 3 variedades e verá que terá fruta por muito mais tempo.

6. Compostagem em local bem acessível.

É com certeza o local que você precisa de aceder com maior frequência… Se aproveitar todos os resíduos orgânicos, terá que “carregar” com eles até à zona de compostagem…mas há mais, imagine que compra estrume de cavalo para facilitar o processo de compostagem? Tem espaço suficiente e acessibilidade para um tractor com reboque…?

7. Evite zonas improdutivas.

Zonas improdutivas promovem o aparecimento de infestantes e a sua manutenção torna-se difícil. Se possível semeie toda a sua área se não for com legumes ou fruteiras espalhe sementes de uma planta forrageira (trevos, aveia, ervilhacas etc…) os chamadoa adubos verdes. Esta prática melhorará a fertilidade do seu solo e ele agradecer-lhe-á….

Se as infestantes aparecerem não desespere, sempre pode ser um bom local de abrigo para auxiliares… saiba viver com as “infestantes”.

8. Espalhe a cultura pela horta.

Evite perder toda uma produção por causa de um fungo ou insecto. Eu costumo espalhar os legumes por vários pontos da horta, nunca os coloco todos no mesmo “pote”. Se um dos pontos for atacado sempre tenho outros.

9. Introduza as sebes.

As sebes são essenciais para aumentar o número de insectos auxiliares então se produzirem bagas ainda melhor. Já agora aproveite as bagas para fazer algo único…porque não um produto gourmet? Gosta de compota de amora…?

10. Faça uma pequena estufa.

Se estiver numa zona mais fria construa uma pequena estufa ou estufim e tome vantagem temporal na produção de legumes, semeie na estufa e transplante 6 semanas depois, para o local definitivo… A estufa pode ser importante também para que semeia em alfobre… terá sempre as plantas prontas para transplantar.

11. Faça caixas ninho.

Aumente a biodiversidade do seu espaço e tanto a “passarada” como os morcegos são uma boa ajuda na protecção da sua horta…Sabia que os morcegos comem metade do seu peso por dia em insectos?

Atenção, as caixas ninho para ambos são bem diferentes…

12. Dê espaço ao desconhecido

Não seja trivial… opte por culturas que nunca ouviu falar. Está na altura de conhecer as Bagas de Godji, a Mizuna ou o Tomate preto… vai ver que fica surpreendido com a procura que estes iram ter.

Tem aqui 12 ideias para aplicar na construção da sua horta, não deixe de seguir o seu instinto… siga algumas e esqueça outras, verá um espaço muito  funcional…


Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...