• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem…?

Sabias que nem todos os residuos podem ser colocados na nossa pilha de compostagem? E sabes quais os residuos Castanhos e os Verdes…? Muitas vezes a própria cor do residuo pode indicar o seu tipo, tornando mais fácil o processo de construção da pilha.

Sabes que para o arranque do processo de fermentação, os verdes e os castanhos devem estar em equilibrio, se assim não for ele não arranca, o processo está claro… Muitas vezes temos dificuldade em identificar os residuos “Castanhos” e “Verdes”, queres saber quais são?

Os Verdes

Estes residuos são aqueles que apresentam elevado teor em azoto e que vão alimentar o processo. Se não conseguires aumentar a temperatura da pilha podes e deves colocar este tipo de residuos, funcionam como alimento aos organismos decompositores e são eles:

– Algas, borras de café, flores cortadas, frutos e casca de fruta, aparas de relva, terra, infestantes sem semente, urina, escorrimento de estrume (chorume), estrume, bagaço de uva, bagaço de azeitona e rama de leguminosas.

Quanto a folhas podes inserir nos verdes as de Cerejeira, Ulmeiro, Tilia, Choupo e Salgueiro…

Os Castanhos

Os castanhos são todos aqueles residuos mais lenhificados e que apresentam um elevado teor em carbono. Podem ser indicados para promover o arejamento da pilha (ramos de poda cortados), contudo para um rápido processo devem-se cortar em pequenos pedaços… Como “castanhos” temos:

– Aparas de madeira, caruma, restos de poda, palha, serradura, palha de milho, turfa e estrume rico em palhas.

As folhas de Faia, Castanheiro, Magnólia e Azevinho são alguns exemplos com elevado teor em carbono, logo deves incorporá-las nos castanhos.

Não Deves Compostar…

Existem residuos que de alguma forma podem atrair doenças, insectos, toxinas e maus odores. As gorduras e os alimentos cozinhados, atrasam e muito o processo de fermentação… por isso atenção, não coloques os restos dos teus cozinhados na tua pilha ou compostor…

Normalmente os laticinios, os ossos, os restos de peixe, a maionese, as carnes cruas, os queijos, a banha de porco e oleo vegetal atraem insectos, doenças e os maus odores.

As plantas vivazes como a grama e as plantas com sementes, quando colocadas na pilha podem “infestar” a mesma com os rizomas e sementes pois o processo não inviabiliza a sua multiplicação.

Outro problema que podes ter com os materiais que colocas na tua pilha é o aparecimento de diversas toxinas no composto, assim deves evitar colocar, as aparas de relva tratada, a madeira e cartão pintado e as folhas de Nogueira e Eucalipto…

As folhas de Eucalipto e Nogueira?

Siim…estas espécies têm herbicidas naturais e quando incorporares o composto no solo ele pode impedir a germinação das sementes.

Agora… mãos-à-obra

 

You must be logged in to post a comment.

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...