• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

O maior desafio de qualquer hortelão é conseguir ter uma grande variedade de frutas e legumes quase todo o ano…é difícil, aliás muito difícil porque estamos dependentes de um  factor muito limitante como é o clima. É importante afinar o  planeamento da sua horta, principalmente o período que passa a cultura no solo… e tenha atenção ao seguinte…

1. Construa uma estufa.

Construa uma estufa, não para produzir mas simplesmente para colocar as sementeiras em alfobre das diversas culturas  transplantando depois para o local definitivo. Essencial para manter o solo da sua horta sempre ocupado, ou seja,  colhe da horta e semeia o alfobre… Deve manter a sua estufa sempre ocupada durante a estações mais frescas do ano.

2. Instale estufins.

Aumentando a temperatura do solo e do ar dentro do estufim, você vai reduzir o tempo de permanência da cultura no solo pois acelera a sua maturação. Construa-os e de 15 em 15 dias vá mudando-os de local e de cultura.

3. Descubra as variedades dos legumes…

Rainha de Maio, Maravilha dos Mercados, Red Bowl e 4 Estações são tudo variedades de Alface e cada uma delas é adequada a uma estação especifica do ano. Evite a escolha de variedades fora da sua época ideal de colheita.

4. … e das frutas.

Sabia que pode ter laranjas durante todo o ano, Pêssegos de Maio a Setembro, uvas em Julho e Novembro…Basta saber escolher as variedades pelos diferentes períodos de maturação. Tal como nos legumes, as fruteiras também apresentam variedades e um bom viveirista sabe a época de maturação da fruta que tem no seu viveiro…

5. Escalonar sementeiras.

Não semeie toda a cultura ao mesmo tempo… espalhe a cultura pela sua horta em pequenos canteiros, intervalada no tempo… pelo menos com 15 dias de diferença entre sementeiras. Para as culturas de ciclo curto (alfaces, nabiças, rabanetes, etc…) pode fazer sementeira consoante as necessidades pois consegue colher no espaço de pouco mais de um mês.

6. Sempre a dar...

Courgette, pepino, tomate, beringela são algumas das culturas que quanto mais colhe mais a planta produz, logo adeqúe a sementeira às suas necessidades…

Agora só tem que integrar no seu espaço estas 6 dicas e vai ver que terá fruta e legumes para saborear, durante muito mais tempo.

Sabe Mais Sobre Pesticidas Caseiros

Está a pensar começar a "fabricar" os seus próprios "pesticidas" ...

Faz o teu Calendário de Sementeiras com

Está na altura de comecares a pensar no teu calendário ...

Saiba Ler as Previsões do Tempo...

Para um controlo eficaz dos inimigos das culturas, o bom ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...

Os 6 Maiores Problemas na Compostagem

Se fazes compostagem na tua horta, certamente já aconteceu a ...