• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

ANTHOCORIDEOS

São muito comuns em vinhas e fruteiras, apresentam 2 a 3 gerações e hibernam na cultura. São as larvas e os adultos os mais eficazes, principalmente no controlo de ácaros e da psyla da Pereira. Podem eliminar perto de 600 ácaros ou 200 piolhos por dia.

 SIRFIDEOS

Os sirfideos são “abelhas” que apresentam uma característica que facilmente os identifica, quando procuram o pólen ou os piolhos voam “parados” associados a pequenos movimentos (bruscos) laterais.

Podemos encontra-los em todas as culturas à procura de piolhos. Normalmente colocam pequenos ovos brancos (visíveis a olho nú) perto das colónias de afideos (piolhos). São as larvas que se alimentam de piolhos a uma média de 10 por dia.

COCCINELIDEOS

Existem muitas “joaninhas”. Umas de 7 pintas,  com 14 pintas e  2 pintas, outras todas negras…com pintas vermelhas e tamanho variável. Tanto os adultos como as larvas são vorazes predadores de piolhos podendo eliminar 30 a 60 por dia.

Preferem as culturas hortícolas e as fruteiras e podem apresentar até duas gerações anuais.

CRISOPIDEOS

As crisopas são insectos muito característicos e de fácil identificação (ver foto no respectivo titulo), podem apresentar varias gerações anuais (2 a 4), hibernando longe da cultura que protegem. As larvas são  bastante vorazes e polifagos gostam muito de afideos podendo devorar perto de 500 durante todo o ciclo larvar (15 a 20 dias).

CARABIDEOS

Estes auxiliares muito idênticos aos escaravelhos, apresentam uma geração por ano, normalmente durante o Verão e hibernam no solo durante o Inverno. Controlam ovos e larvas de outros insectos de solo pois é ai que se costumam encontrar.

ARANHAS

Podem jogar um papel importante na limitação das pragas na nossa horta, são muito polifagos e não têm preferência pelos insectos que caem na sua teia.

HEMINÓPTEROS

Existem nesta família várias espécies com diferentes preferências, uns preferem os afideos (piolhos), outros comem as lagartas das traças e ainda há espécies que gostam mais de cochonilhas. São (muito) pequenos insectos voadores e que normalmente têm o habito de colocar um pequeno ovo dentro da “praga”, este  desenvolve-se e completa o seu ciclo de vida acabando por devorar o insecto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...