• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Antes mesmo de começar a plantar e a semear na sua sua horta, deve idealizar o seu espaço, descubra o que pretende produzir e tire partido de todos os centímetros da sua horta, registe as principais características e descubra o sitio certo para cada vegetal, flor, arbusto ou árvore de fruto.

Aponte principais características

Faça um levantamento dos comprimentos da sua parcela. Aponte ruas, caminhos, edifícios e obstáculos naturais.

Aponte características naturais do seu espaço

Deve fazer um pequeno estudo sobre as características naturais do seu espaço, no final deverá ficar com a noção de colocar a planta no local certo da sua horta.

Sombreamentos de inverno e de verão – Conheça os locais de sombra e de sol do seu espaço, não só ao longo do dia como ao longo do ano. Coloque uma pequena estaca (+/-50cm) e verifique por onde passa a sombra em 3 períodos do dia (logo pela manhã, meio dia e fim do dia). Será útil para localizar as árvores de fruto. Tire vantagem das sombras permanentes (edifícios p.ex.) e coloque nestes locais as culturas menos exigentes em luz.

Inclinações do terreno – Após grandes chuvadas, marque as zonas encharcadas, estas são bastante problemáticas ao nível fitossanitário. Intervenha nestas zonas (sementeiras de gramíneas, valas de drenagem etc…) e estas áreas são “ideais” para árvores de fruto e outras culturas exigentes em água como a rúcula e as beldroegas.

Ventos dominantes – Verifique a posição dos ventos dominantes e instale sebes, sempre protege a sua horta dos ventos, da poluição, dos tratamentos de parcelas vizinhas e está a criar abrigos/refúgios para os auxiliares…

Monte todo o “puzzle”

Agora, com a informação reunida será muito mais fácil decidir onde colocar a planta certa no local certo.

Pegue num pedaço de papel e faça um esboço. Coloque as principais características e descubra as áreas funcionais, relacione-as, não só com o que pretende ter na sua horta (zona de compostagem, flores, arbustos, vegetais, etc…) como também a dependência e ligação entre cada uma delas.

Não esqueça a acessibilidade, coloque zonas que prevê visitar diariamente (compostagem e horta de vegetais) mais perto de casa, já outras (pomares) não precisam de estar tão acessíveis.

Tenha preocupação com as sombras, imagine como estará o seu espaço daqui a 5 anos, não esqueça que as árvores de fruto e arbustos também crescem…

Investigue sobre as plantas que quer colocar na sua horta, principalmente as necessidades água e luz (sombra e meia sombra), agrupe-as e coloque-as no seu esboço e onde acha que elas se sentiriam melhor.


Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...