• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Mais uma época de rega está a começar e nada como começar a época das regas e nada como fazer, você mesmo, o seu sistema de rega gota-a-gota… parece uma tarefa difícil…? Não…Vai ver que não…

Caracterização do Sistema

O sistema de rega é caracterizado por um ponto de água que mais não é que o local de alimentação ao sistema, que normalmente para pequenas hortas é a torneira do nosso jardim… mas podemos ir buscar água a furos, charcas e poços que temos no nosso pedaço de terra…

Para transportar a água utilizamos tubos (pvc ou polietileno) de diversos diâmetros, consoante a quantidade de água que queremos conduzir até ao sector de rega, este é composto pelo tubo gotejador, normalmente com diâmetro de 16mm mas com diferentes débitos e distâncias entre gotejadores…

Adequar Espaçamentos

O espaçamento entre gotejadores deve estar adequado ao espaçamento entre plantas da cultura… como assim…? Não deve colocar espaçamento de 1m entre gotejadores para culturas que precisam de pouco espaço para produzirem, como por exemplo, a alface só necessita de 0,30m entre plantas… escolher o tubo mais adequado pois tem muitos espaçamentos disponíveis no mercado, mas não esqueça… quanto mais gotejadores por metro mais caro fica o tubo gotejador…

Avaliar o Ponto de Água

Ao saber o local de onde vai retirar água, deve avaliar o caudal (quantidade de água disponível numa hora) para mais tarde poder dimensionar todo o sistema de rega para a sua horta.

Se quer tirar água de um furo deverá ter consigo um relatório da empresa que lhe fez a perfuração, aí encontrará não só o caudal (litros ou metros cúbicos por hora) como também a profundidade a que se encontra a água… estas informações são importante para a escolha da bomba, contudo deve deixar esta escolha para os técnicos da empresa de rega.

Se tem um poço ou charca procure saber o volume de água disponível  e a partir daí deve desenhar sectores de tamanho adequado à quantidade de água disponível. Por exemplo… tem uma charca com 10 metros de cumprimento e 3 de largura e 2 de profundidade…então tem 60m3 de água disponível podendo assim optar por sectores até um máximo de 60m3 de água.

No caso de utilizar a torneira do jardim utilize um recipiente (graduado), verificando em quanto tempo o consegue encher, por exemplo… consigo encher 5 litros em 30 segundos… com esta informação já terá o caudal da sua torneira 10l/min ou 600l/hora.

Dimensionar sectores

Continuando com o exemplo, você sabe que só tem disponível 600 litros de água por hora de rega, deverá assim desenhar sectores para esta quantidade de água… e como?

Primeiro…deve saber as características do seu tubo de rega, nomeadamente o débito/caudal dos gotejadores e o espaçamento entre eles, ou seja, se o gotejador tiver um débito de 2 litros por hora só poderá colocar 300 gotejadores neste mesmo sector de rega… porque os 300 gotejadores iram gastar os 600 litros por hora (exemplo).

Se o espaçamento entre os gotejadores for de 0,3 metros então só pode colocar 90 metros de tubo nessa mesma área de sector…e deve proceder assim para todos os outros sectores.

Dimensionar tubagem

Quanto à tubagem que deve instalar, tenha a noção que determinado diâmetro de tubo consegue transportar uma certa quantidade de água, logo deve escolher um diâmetro adequado ao caudal do seu ponto de água. Tomando o exemplo,  se tenho um caudal de 600 l/h a melhor opção é o tubo de 20 mm (ver quadro), pois consegue levar um máximo de 1680 litros por hora.

Diâmetro Tubo (mm) Caudal (l/s) Caudal (l/h) Caudal (m3/h)
20 0,47 1680 1,680
25 0,74 2640 2,640
32 1,21 4320 4,320
40 1,89 6780 6,780
50 2,95 10620 10,620

Portanto, após verificar a quantidade de água disponível não se esqueça de fazer o levantamento da área a regar, divida-a em sectores e escolha o diâmetro da tubagem adequado ao caudal disponível.

Ao adquirir o tubo gotejador e a tubagem não esqueça dos ligadores da tubagem ao tubo gotejador, das uniões, tampões e torneiras  para dar a forma que você desejar ao seu sistema… e não esqueça que ao escolher o débito deve ter a noção de que maior o débito menor horas de rega, menor gasto em energia eléctrica…mas mais água precisa….o que pode influenciar negativamente o tamanho dos sectores se tiver caudais reduzidos.

E…Mãos à Obra.


Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...