• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Existem muitos tipos materiais (orgânicos e inorgânicos) que podemos utilizar como mulching, ou melhor para proteger o nosso solo.

Os mulching’s orgânicos são feitos com resíduos que podemos aproveitar, palhas por exemplo, contudo são decompostos e perdem o seu efeito de protecção ao fim de 1 ou dois anos após a sua instalação. Apesar da sua decomposição, eles aumentam em muito o teor de matéria orgânica e melhoram significativamente a estrutura do seu solo, contudo não os podemos considerar uma fertilização.

A eficácia do mulching depende da textura e da densidade do próprio resíduo ou composto usado, na utilização de um mulching orgânico devemos optar por uma camada com um mínimo de 50 cm de altura.
A melhor cobertura para as culturas anuais são as palhas e os resíduos compostados porque decompõem-se num curto espaço de tempo, para as fruteiras podemos dar preferência aos materiais inorgânicos (cascalho por ex.).

Quando Aplicar?
Nas culturas perenes (fruteiras) já instaladas a época de aplicação não tem muita importância mas para novas plantações devemos aplicar a camada de mulching durante a primavera, quando o solo começar a secar das chuvas invernais, normalmente em fins de Março para as nossas condições e Maio para as regiões mais chuvosas. Aplicações antes podem atrasar o crescimento das raízes pelo excesso de água porque o mulching reduz o poder de secagem do solo.
Nos vegetais, a principal razão para a aplicação de mulching é aumentar a humidade do solo, assim opte sempre pela aplicação desta técnica nas culturas mais exigentes em água como é o caso do Melão, Morangos, Batata, Alface, Ervilhas, Espinafres e Feijão…

Considerando o crescimento das culturas (vegetais/fruteiras) não existe uma opção melhor que outra, contudo tenha como principal atenção o ciclo das culturas, não esqueça… dê preferência aos materiais de rápida decomposição (resíduos orgânicos) nas culturas de ciclo anual e aplique os “resíduos inorgânicos” nas fruteira ou/e outras perenes.

Mulching’s Orgânicos
Residuos compostados – O seu valor depende dos materiais compostados, restos de poda e folhas, “sobras” das refeições são alguns resíduos que podem ser compostados e re-aproveitados para cobrir o nosso solo.
Palha – A chamada “paillage”, apesar de apresentar risco de incêndio é muito boa na protecção do solo, Torna-se cara porque é normalmente utilizada para alimentação animal.
Estrume (bem curtido) – Apesar de não podermos considerar o mulching como uma fertilização este resíduo pode trazer elevados benefícios ao nosso solo, contudo e apesar de bem curtido é uma fonte de sementes indesejáveis (Figueiras do inferno e Malvas).
Sub-produtos florestais (casca, caruma e serradura) – Estes resíduos podem acidificar o seu solo, não os utilize em solos ácidos.
Aparas de relva – É preferível compostar este resíduo, pois podem ser fonte de resíduos de pesticidas utilizados no jardim.
Podemos encontrar outro tipo de resíduos orgânicos como a casca de noz ou a casca de arroz e as espigas de milho são pouco atraentes à vista mas muito bons quando disponíveis.

Pode utilizar outros materiais (inorgânicos) para proteger o seu solo, são eles, o cascalho, o filme de plástico (reciclável) e a manta geotêxtil, estes apresentam um custo superior mas suportam várias campanhas de produção.

Estes são alguns exemplos, olhe para os seus resíduos com “outros olhos”, por exemplo… eu, aos sacos de adubo… abro-os, estendo-os no solo e coloco um pouco de terra em cima… e tenho uma boa camada de protecção.


Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...