• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Uma característica essencial para se ser um bom produtor biológico é a observação… porquê?

Torna-se importante na tomada de decisão ao longo do tempo. Quanto melhor conhecer o seu pedaço de terra melhor será a sua gestão dos recursos disponíveis, quer seja na detecção de pragas e doenças quer seja na produção de frutas e vegetais de qualidade. Para que a sua mente não lhe pregue uma partida deve pegar numa agenda e anotar o que achar importante, mesmo em caso de dúvida… registe sempre.

Actualize o seu mapa. 

Anualmente deve actualizar o seu mapa, principalmente as rotações que faz na sua horta, já que as fruteiras são consideradas culturas permanentes. Se não o fizer decerto que se esquecerá do histórico e perderá uma das técnicas mais importantes de cultivo em agricultura biológica, A ROTAÇÃO. Ah…já agora não esqueça de introduzir observações/comentários sobre o comportamento das plantas nos diferentes locais.

Anote fornecedores de sementes.

Registe “as sementes do fornecedor X, foram para o talhão 1” e comente o sucesso de cada sementeira, esta informação será muito útil na escolha futura dos seus fornecedores de sementes e variedades. Fará uma selecção natural e melhorará significativamente a sua performance produtiva.

Avaliação anual do solo.

Sendo o solo o pilar da produção biológica é natural que o queiramos fértil e nada melhor que monitorizar essa evolução ao longo do tempo. Eu faço uma avaliação anual a diversos parâmetros (drenagem, compactação, biologia, etc…), escolho 3 locais na horta e vou registando a evolução.

Plano de compostagem.

Faça um levantamento dos resíduos que quer colocar na sua pilha e quantifique (em Kg) cada um, será importante para a pilha apresentar a correcta relação C/N.

 Estratégia anual na gestão de pragas, doenças e infestantes   

Faça um pequeno plano com a sua estratégia de combate aos inimigos das culturas.

Usa armadilhas? Quando as colocar e periodicidade das contagens?

Tratamentos? Quando fazer?

No caso de ataque de insectos admite alguma perda na produção? Até que valor?

Tudo isto é importante…

Também é muito importante registar todas as técnicas e produtos aplicados para combate dos inimigos das culturas e o seu resultado… Saberá o que funciona e os métodos mais eficazes para proteger as culturas da sua horta.

Se colocar armadilhas (qualquer que seja o tipo) não se esqueça de apontar o número de insectos capturados (aqui terá que conhecer minimamente as pragas) ao longo do tempo e faça a “curva de voo” da espécie que controla, pois os produtos são específicos para cada altura da curva de voo.  Por exemplo o Bacillus deverá ser aplicado quando atingimos o máximo da curva de voo porque é mais eficaz no controlo das lagartas no seu inicio de vida. E porquê no máximo da curva de voo? Porque é nesta altura que existe maior probabilidade de acasalamentos…logo mais ovos…logo mais lagartas.

No final e com o passar dos anos saberá, como ninguém, lidar com os nossos “amigos”…


Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...