• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Deve saber que muitas plantas têm constituintes que de alguma forma podem não só  repelir e eliminar insectos como também estimular e activar as defesas naturais das plantas, para tal deve retirar esses constituintes das plantas.

A Água…

A água é o principal meio de extracção para a obtenção de preparados que depois de filtrados, podemos utilizar na nossa horta.

Estes preparados podem ser obtidos principalmente por maceração, em que juntamos à água fria o material vegetal do qual pretendemos obter o extracto, a imersão pode ser longa (pode durar semanas) podendo inclusive dar origem a um processo fermentativo, dependendo do material a extrair.

Podemos encontrar outros tipos de extracção, como é o caso da infusão juntando-se água quente ao material vegetal (nicotina e urtiga) e da decocção que só depois da mistura é que existe o aquecimento da água (até ebulir) em recipiente fechado.

1.    Urtiga
Utilização: Apresenta vários efeitos, pode ser aplicado como repelente e bioestimulantes radicular e foliar, tudo depende da diluição final e do período de maceração (com ou sem fermentação).
Preparação: Misture em água 10% de folhas e caules e passados 24h, filtre e aplique a solução pura para repelir afideos.
Se a mistura de água com os 10% das folhas e caules fermentar pode diluir a solução mãe em 10% terá um bom bioestimulante foliar, se diluir em 20% terá um bioestimulante radicular.

2.    Fetos
Utilização: Efeito insecticida em cicadelas e lagartas.
Preparação: Misture 10% de folhas e caules em água, por maceração vai fermentar. Deixe terminar a fermentação, filtre e dilua de novo a solução em 10% na água para pulverizar.

3.    Alho
Utilização: Efeito repelente e insecticida em afideos, lagarta da couve, mosca branca e cicadelas.
Preparação: Pique e mergulhe 100 gramas de dentes de alho em 2 colheres de óleo mineral ou parafina liquida em pelo menos 24h. Após fermentação, adicione lentamente 1 litro de água com 14 gramas de lascas de sabão, misture, coe e faça uma solução 5% em água (efeito insecticida) ou 10% (repelente)
Cuidados: Garanta uma pulverização completa das partes a tratar, contudo pode ser muito agressivo para insectos auxiliares.

4.    Ervas Aromáticas
Utilização: Efeito repelente de algumas ervas aromáticas (salva, tomilho, alecrim, lavanda, absinto, cebolinho) sobre lagartas.
Preparação: Por maceração, misture 50% de folhas frescas da respectiva erva aromática em água (1Kg de folhas em 2 litros de água), e após 12 horas filtre e volte a diluir a solução 10% em água para pulverizar.
Cuidados: Pulverize as plantas cuidadosamente, na pagina inferior e repita semanalmente se necessário.

5.    Cavalinha
Utilização: Fungicida preventivo e reforço das defesas da planta.
Preparação: Misture 10% de caules cavalinha fresca em água quente, esta infusão vai fermentar. Para aplicar não esqueça de diluir o preparado/solução 10 a 15%, ou seja após a infusão deve diluir ainda a solução.

6.    Nicotina
Utilização: Insecticida de contacto, ideal para controlar lagartas e piolhos, bastante agressivo para auxiliares. Poucas horas de acção.
Preparação: Misture uma chávena de tabaco (seco) e com 4 litros de água quente, deixe repousar e tampe (evite tampas estanques). Controle a coloração da mistura, após 24 horas ela deve apresentar uma coloração castanha-clara, caso contrário (muito escura) aplique mais água.
Cuidados: Não deve aplicar nas solanáceas (tomate, pimentos, beringelas e batatas), opte por aplicações ao fim do dia para evitar contacto com os auxiliares. A nicotina pode ser absorvida pelas plantas, só deve colher 20 dias após a aplicação.

Estes preparados devem ser utilizados na hora…como produtos naturais que são perdem as suas características muito fácilmente e atenção à hora de aplicação, não esqueça que são produtos muito fotodegradáveis, devemos, assim, evitar as horas de maior exposição solar.

Mãos à obra…


Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...