• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Primeiro de tudo quero agradecer o seu interesse em saber quem está por detrás do projecto Produzir-Biologico.com

Sobre Mim

Sou Beirão e Sagitário de 1976. Cedo mudei para Tomar (Ribatejo) onde estive até 1995. Fui estudar para a capital da Beira Baixa e acabei formado em Engª de Produção Agrícola pela Escola Agrária de Castelo Branco no ano de 1999.

Em Maio de 99, encontrei trabalho no ramo da Protecção e Produção Integrada na Região da Cova da Beira e desde 2001 que estou ligado à Viticultura e Olivicultura numa empresa de referência nacional na região de Reguengos de Monsaraz.

Sou positivo, sonhador, metódico e optimista por natureza, sou auto-didacta daí o gosto de ler tudo o que me traga valor. Devido à minha actividade profissional, palavras como Sustentabilidade e Agricultura Biológica fazem parte dos temas pelos quais me interesso e gosto de saber mais.

Algumas Datas…

1999 – Várias formações na área da Protecção Integrada em culturas como a macieira, pereira, pessegueiro, ameixeiras, cerejeira, olival e vinha.

2005 – Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

2006 – Formação em Auditorias ISO 9000:2001 e Produção Integrada do Olival. Neste ano visitei várias regiões vitivinícolas espanholas entre elas a Ribera del Duero e Rioja.

2007 – Participação na 13th Australian Wine Industry Technical Conference com visita a Barossa Valley e Yarra Valley, regiões vitivinícolas Australianas.

2009 – Pós-graduação em viticultura pela Universidade de Évora e participação em formações sobre agricultura biológica e biodinâmica na Herdade do Freixo do Meio.

2010 – Speaker em workshop “Uso Eficiente da Energia no Regadio” em Beja, organizado pela EDIA.

2011 – Criação do projecto produzir-biologico.com e inicio do projecto Horta da Bia, a nossa horta familiar.

Produzir Biológico

Com a vontade de produzir os nossos próprios alimentos, foi fácil iniciar o nosso projecto…e sem químicos de síntese. Apesar de já ter as bases agronómicas, comecei por ler e devorar informação… havia muito por descobrir sobre… a Alface, os Alhos e a Beringela… pois quanto às normas, às regras e às técnicas da agricultura biológica não haveria grande problema porque profissionalmente as pratico.

Pesquisei, encontrei muita informação… uma espécie de reciclagem do que aprendi na Escola Agrária. De repente lembrei-me… porque não partilhar e dar a outros os conhecimentos adquiridos? Da ideia ao desenvolvimento deste espaço foram precisos 8 meses e aqui está ele, o projecto PRODUZIR BIOLÓGICO.COM.

O projecto produzir biológico pretende partilhar e disponibilizar informação a todos aqueles que… tal como nós, querem criar, produzir e rentabilizar a sua horta, o seu pedaço de terra.

Pretendemos, com a criação de conteúdos, ajudá-lo na produção agrícola, quer seja ela para consumo próprio ou para criar o seu pequeno negócio em produção biológica.

Lema

“Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos” de Winston Churchill.

O Livro

“Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki, um livro que mudou a minha maneira de olhar para o dinheiro, de poupar e investir no nosso rumo. Vale MESMO a pena ler…

Na Rede

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...