• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Quer algumas dicas para saber lidar com as pragas e doenças que poderão aparecer na sua horta?

Estas são algumas que me lembro, muitas delas são para utilizar desde a instalação da sua horta, pois é aí que tudo começa…não esqueça uma horta bem instalada evita muitos problemas no futuro.

Planta certa no sítio certo

É essencial termos em consideração as necessidades em água, luz e nutrientes de cada cultura que pretendemos instalar, associe as necessidades com as características do seu espaço por exemplo as zonas de baixas são normalmente mais férteis e mais húmidas. Não coloque plantas de média luz em locais muito ensolarados, aproveite as sombras.

Não esqueça, as plantas emitem um sinal químico quando estão em sofrimento (por excesso ou falta) e os insectos percebem essa mensagem.

Confunda as pragas

Aumente a diversidade da sua horta e evite “grandes” áreas da cultura, o ideal será colocar um vegetal por linha ou em pequenas áreas espalhadas pelo seu quintal, tendo sempre atenção às consociações desfavoráveis entre culturas.

Evite feridas

Evite sempre as feridas na planta, assim está a reduzir as portas de entrada à praga ou à doença. Trabalhos mecânicos, podas, desbastes descuidados são sempre tarefas que devemos ter cuidado a realizar.

Rotações

Defina zonas/talhões e mude a localização das culturas anuais todos os anos, mais… em anos seguintes, evite ter na mesma zona ou talhão as culturas como mesmo “aproveitamento” e da mesma família, isto é, a seguir à Batata evite semear outro tubérculo ou melhor…coloque a cultura em que aproveita a fruta, a seguir um folhosa e de novo um tubérculo (por ex. Tomate – Alface – Alho). Assim evitará estragos causados por inimigos que hibernaram no local (solo ou folhas mortas).

Evite fertilizações excessivas

Principalmente o azoto induz o aumento de proteínas nos tecidos das plantas, tornando-as mais “tenrinhas” aos olhos dos insectos. Dê preferência pelos fertilizantes orgânicos que vão libertando lentamente os diversos nutrientes.

Limpe detritos

Evite deixar os resíduos das culturas espalhados pelo solo, estes normalmente contêm ovos, esporos e outras formas hibernantes de insectos e/ou fungos, quando a temperatura aumentar eles vão desenvolver e iniciar um novo ciclo de vida. Quer uma dica…aproveite todos os resíduos para compostar.

 Convide os auxiliares

Nunca é demais dizer que alguns insectos, pássaros, rãs e morcegos são os nossos melhores aliados e como tal deveremos induzir a sua presença no nosso espaço. Introduza cor, alimento, água e abrigos verá que aumentará o equilíbrio na sua horta.

Utilize variedades resistentes

Dentro de cada cultura existem variedades mais ou menos resistentes a determinada praga ou doença não por manipulação genética (OGM) mas por processos naturais associados à planta, assim à instalação opte sempre pelas mais resistentes, por exemplo a maçã da variedade Querina apresenta resistência ao Pedrado, mais… algumas variedades de Brócolo, Alface e Espinafre são resistentes ao Mildio etc…etc…etc… Procure essa informação junto do seu fornecedor de sementes…

 Admita limites de ataque

Assuma um nível de ataque, não trate logo ao primeiro “avistamento”. Controle e monitorize a incidência da praga e do estrago, verifique a presença de auxiliares e não esqueça de ter limites mais apertados para pragas mais vorazes…

Olhe para o clima

Olhe para o clima com outros olhos, saiba que as doenças precisam de chuva e/ou humidade para infectarem e os insectos sol e temperatura para se desenvolverem. Verifique as previsões de meteorologia e não esqueça que actuamos na prevenção da doença e curamos o ataque dos insectos, isto é… o tratamento deverá ser feito antes da infecção (doenças) ou após o aparecimento do insecto (pragas).

Conheça as armas…

Descubra e aprofunde o conhecimento sobre os produtos autorizados na agricultura biológica, eles apresentam muitas limitações principalmente ao nível da aplicação e na oportunidade de tratamento. Faça uma abordagem também à área dos insectos auxiliares, as aranhas, as joaninhas e as crisopas entre outros são fáceis de identificar…


Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Onde Guardar as tuas Sementes...?

Pois é ... está na altura de recolher e guardar ...

Quando Deves Plantar Morangos...?

Queres plantar morangos na tua horta? Então... Antes de pores mãos-à-obra ...

Check IT - Uma App para Ajudar na Sua Ho

Check It é uma App da Yara (fertilizantes) que vale ...

Sabes Quando Tens o Composto Maduro?

Por vezes acontece termos o composto já maduro e continuamos ...

O Que Colocar na Pilha de Compostagem

Sabes o que podes Colocar na Pilha de Compostagem...? Sabias que ...